Friday, December 28, 2012

Lentes 3/4

ZOOM SUPER GRANDE-ANGULAR
Aquela lente do kit lhe permite até 18mm de amplidão, o que é suficiente para você ficar no canto de um quarto e tirar uma foto de praticamente qualquer coisa rolando naquele quarto. Mas, e se você não estiver no canto? A mesma manobra do destino que faz com que lentes teleobjetiva de nível profissional tenham um zoom ainda mais potente na sua DSLR básica faz com que os ângulos amplos sejam mais difíceis – ou pelo menos mais caros – de se obter.
E por quê? O filme é plano, então a luz pode entrar por praticamente qualquer ângulo e o filme registrará a maior parte. Mas os pixels do sensor da câmera são côncavos e não se dão muito bem com a luz que vem das laterais. “Pense nos pixels como pequenos copos d’água”, diz Dave Metz da Sigma. “Você pode enchê-los com água despejando com uma jarra por cima, mas tente disparar pelo lado com uma mangueira de jardim e ela espalhará pra tudo quanto é lado”. Uma teleobjetiva, por definição, puxa a luz vindo diretamente pela frente dela, enquanto uma grande-angular, por definição, atrai a luz das laterais também. Por isso a dificuldade e o custo extra.
Mas, se você tiver o cacife, é consenso entre os meus especialistas que você deve pegar uma lente zoom super grande-angular (10-24mm, 10-22mm ou 10-20mm). Só tenha muito cuidado para que seja uma feita especificamente para DSLRs básicas, com as designações arcanas que mencionei na seção “Classificação de Lentes”. A Nikon vende a sua por 809 dólares, enquanto a Canon está em torno de 730 dólares. A Tamron e a Sigma as fazem para a Canon e Nikon por pouco menos de 500 dólares.
Galeria da lente zoom super grande-angular
   
Créditos: Stephen Lang – Sigma; David FitzSimmons – Sigma; Carol Polich – Sigma; Joe DiMaggio – Sigma
E a recompensa estética? Nas palavras do Metz, “tenho certeza de que você já viu uma bela montanha; à frente há lindas florzinhas. Como elas ficam muito próximas, elas ficam fora de perspectiva. Você efetivamente estaria ampliando as flores”. Ele também indica que é a melhor maneira de se certificar de que todas as tias e os tios vão sair no retrato da família ao tirar a foto da mesa da ceia de Natal.

MACROO ponto final do nosso levantamento das lentes é a lente macro – ou bicho enorme peludo. “Quando eu tento mostrar às pessoas a fotografia em macro, elas dizem ‘o que é isso?!?’”, diz Lisette Ranga, uma especialista de marketing da Canon, “mas quando elas olham pelo visor e vêem quão próximo você consegue chegar, elas entendem”. Apesar de eu não entender o porquê das pessoas gostarem tanto de tirar fotos de insetos e flores, eu sou uma vítima da vontade louca de experimentar também. Apesar de algumas serem 50mm por em torno disso, muitas macros são lentes teleobjetivas. O ideal, ao que parece, é tirar fotos próximas daquilo que você não quer nem chegar perto – aquele que tirar fotografar menos cobras e escorpiões é a mulher do padre!
Galeria da lente macro
  
Créditos: amostra da macro 60mm Canon; amostra da macro 60mm Canon; David FitzSimmons – Sigma; Lindsay Silverman – Nikon
Então, o que você deve procurar? Geralmente, lentes macro têm abertura fixa de f/2,8 (às vezes f/2,5). A Sigma tem cinco lentes, variando de 50mm (300 dólares) a 180mm (900 dólares), todas fixas, além de algumas zoom como as que eu pessoalmente quero experimentar, a 24-70mm (570 dólares, ótimo preço perto das equivalentes da Canon ou Nikon de mais de 1000 dólares). O que é legal é que, quando você não estiver fotografando escorpiões (ou selos, ou moedas, ou documentos), você pode usar estas belezinhas para retratos e outras fotos “normais”, mas com uma resolução tão nítida que alguns recomendam até um pouco de suavização digital.
E aí está: acrescentar estas duas últimas lentes mais do que dobra o seu investimento e com um retorno reduzido. Isso é o que você compraria logo em seguida, mas, para a maior parte de vocês, não é o que você deveria estar comprando.

Original em http://www.gizmodo.com.br

0 comentários: