Saturday, December 29, 2012

Lentes 4/4

ESTABILIZAÇÃO DE IMAGEM, ARMAÇÃO DE LENTE E A COLEÇÃO DE LENTES DO SEU PAI
Apesar de alguns leitores provavelmente já terem desistido de ler isso daqui há um bom tempo, eu tentei de todas as maneiras manter o texto claro e fluido. Ao fazer isso, eu pulei um bocado de tópicos legais, incluindo estabilização de imagem e compatibilidade de lentes.
A Canon e a Nikon atualmente falam mal pra burro das lentes estabilizadoras de imagem, sendo o motivo principal o fato de suas câmeras não terem estabilização de imagem embutida como a Sony, Pentax e Olympus. Apesar de a estabilização de imagem importar sim, a sua localização aparentemente não importa muito. O consenso pela Internet é que é um saco ter que comprar estabilização de imagem repetidas vezes nas lentes e, pelo que pude ver, há um nítido acréscimo de custo comprando as lentes à la carte. Mesmo assim, há um bônus por comprar da Nikon e Canon porque elas são sempre as que mais vendem e as que recebem as melhores reviews, então não existe certo ou errado. É apenas algo a se buscar quando estiver comprando lentes e a se discutir com os seus amigos nerds por câmeras.
O principal motivo pelo qual a Canon e a Nikon não têm estabilização de imagem nas suas câmeras é que as tecnologias de câmera são de antes da revolução digital e era mais difícil fazer isso com filme. A compensação é a seguinte: as lentes antigas das câmeras de filme da Canon e da Nikon funcionam nas suas respectivas câmeras digitais novas. Para a Canon, é o padrão EF, que é de 1987. Se a lente diz EF nela, vai funcionar. Se disser EF-S, foi especificamente feita para DSLRs básicas e não funcionará nos modelos profissionais mais caros. Se você puser uma lente EF em uma câmera que geralmente aceita lentes EF-S, lembre-se de multiplicar por 1,6 para descobrir a verdadeira distância focal.
Para a Nikon, é um pouquinho mais estranho: qualquer lente de armação F desde 1959 encaixará na câmera, mas somente as lentes com a denominação AF-S definitivamente funcionarão com as classes D40/D60/D90/D3000/D5000 de DSLRs básicas. Se a lente não disser “DX” nela, multiplique a distância focal por 1,5 para saber o valor real. Se o seu pai lhe entregar uma sacola cheia de lentes Nikon, aceite-as de bom grado e experimente-as todas, mas esteja preparado para resultados esquisitos ou, no mínimo, uma repentina ausência de foco automático e medição automática.

QUALIDADE DA LENTE
Quero deixar vocês com um último pomo de discórdia: a qualidade das lentes. Eu reconheço ter feito muitas sugestões que mais parecem recomendações do tipo “vai lá e compra logo essa joça”. Eu realmente acredito que comprar novas lentes com um orçamento apertado é uma boa maniera de expandir seus horizontes como fotógrafo, mas isto aqui não é um “guia de compra”.
Muitos entusiastas por fotografia acreditam que comprar uma lente barata pra enfiar na câmera é como comprar um preservativo usado para….enfim, vamos poupá-los desta imagem. Mas o ponto é que certamente há um motivo para lentes zoom super grande-angular de marcas desconhecidas custarem a metade das versões de grandes nomes, assim como há um motivo para a 50mm f/1,4 da Canon custar praticamente o quádruplo da sua 50mm f/1,8.

Original em http://www.gizmodo.com.br

0 comentários: